Buscar
  • 02 de setembro de 2019

A sustentabilidade é um dos temas mais discutidos pela nossa sociedade nos últimos anos. Os consumidores nunca estiveram tão atentos ao posicionamento das organizações e buscam soluções responsáveis e sustentáveis para melhorar o dia a dia nas cidades e a qualidade de vida das pessoas.

Sendo a construção civil um dos setores que mais gera resíduos e impacta o meio ambiente, este modelo de negócio tem uma percepção muito negativa junto às pessoas.

O mercado precisa se adaptar a essa nova realidade, adequar seus processos e racionalizar o uso de materiais para evitar desperdícios e reduzir o consumo de água e energia nas obras. São pequenas ações que geram economia para a obra e mais vida para o planeta.

  • 01 de agosto de 2019

Uma estratégia eficiente para minimizar os desperdícios e reduzir o impacto ambiental da operação da empresa é implementar um programa de prevenção à perdas de materiais e insumos.

Entregar aos operários a quantidade necessária de material por dia de trabalho, descrever os materiais utilizados nas operações, o que já foi consumido em cada etapa, o aproveitamento de cada um e como é possível melhorar o uso destes materiais.

Sacos de cimento expostos à chuva, ferramentas quebradas antes do fim da vida útil, excesso de massa em rebocos, cerâmicas e porcelanatos quebrados. Pequenos prejuízos, que somados totalizam uma perda de valor considerável e podem ser evitados por meio do programa.

  • 01 de julho de 2019

Aproveitar a água da chuva e evitar o desperdício. Implantar medidas de reutilização da água no canteiro de obras diminui o volume utilizado que seria descartado, além de prevenir enchentes e economizar recursos hídricos. 

Uma gestão inteligente do uso da água em um canteiro de obras reduz significamente os impactos ambientais.

  • 03 de junho de 2019

As cores das paredes também podem ser vilãs do consumo de energia. Cores escuras tornam os ambientes mais quentes e abafados porque absorvem até 98% do calor solar. Então, eleger cores claras para a obra é uma boa opção para manter os espaços mais claros e frescos, diminuindo a necessidade de utilização de refrigeradores.

Outra alternativa sustentável são os tetos verdes, telhados gramados que ajudam a refrescar os ambientes e integrar a empresa à natureza. Entretanto, essa solução é aplicável para a finalização das obras, sendo que, em seu canteiro, o ideal é contar com estruturas de cores claras, que refletirão os raios solares.

Entradas de ar e luminosidade também devem ser bem planejas. Janelas bem posicionadas diminuem muito o consumo de energia elétrica.

Soluções inteligentes para construções com propostas conscientes. A sustentabilidade caminha cada vez mais ao lado da tecnologia. Novos instrumentos são criados para aliar estética, funcionalidade e sustentabilidade aos empreendimentos e o uso destas inovações tecnológicas pelas empresas cria uma imagem institucional responsável perante a sociedade e o mercado.

Atualmente, é possível contar com uma infinidade de soluções inovadoras, como a utilização de placas geradoras de energia solar.O mercado tem muitos nichos específicos para desenvolver produtos que minimizem os impactos ambientais como tijolos de borracha, telhas de fibra vegetal, plástico reciclado e até mesmo cimento ecológico, com redução de emissão de carbono.

Uma obra sustentável deve adotar, em cada etapa, ações que minimizem seus impactos ambientais negativos, promova a economia de recursos naturais e aumente a qualidade de vida de quem vai viver naquele ambiente e em seu entorno. Isso melhora a imagem da empresa perante a comunidade e incentiva a consciência ambiental na sociedade.